Estradas
Mais um trecho de pista dupla
Três quilômetros no Contorno de Pelotas foram liberados nesta terça-feira para o tráfego de veículos
Mais três quilômetros duplicados e liberados. Com isso, o Contorno de Pelotas já conta com 93% da obra concluída. O trecho viabilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai do quilômetro 66 da BR-392 ao 526 da BR-116 e inclui os viadutos construídos nos entroncamentos da Oderich e da avenida Duque de Caxias.
A obra do Contorno foi dividida em dois lotes, o 1A - 11 quilômetros concluídos em agosto de 2018 - e 1B. Esse, conta com 12,5 quilômetros, sendo que dez já estão com tráfego em pista dupla. “Mas não significa que toda a obra esteja finalizada”, explicou o engenheiro chefe da unidade local do Dnit, Vladimir Casa. Os 2,5 quilômetros que restam estão concentrados em duas localidades: entre o trevo da avenida Cidade de Lisboa até o viaduto que passa sobre a avenida Herbert Hadler e na BR-392, no cruzamento com a via férrea.
A liberação que ocorreu nesta terça-feira (19) foi classificada como tranquila pelo engenheiro. “Sempre causa tensão de tráfego por alguns minutos, mas nada fora do normal”, completou. Satisfeito com mais um trecho concluído, Casa já considera significativo os benefícios para o usuário, pois a partir de agora acredita que os acidentes e engarrafamentos reduzirão. “Pois os dois viadutos que foram liberados vinham sendo bastante crítico para o usuário”, disse. Apesar disso, ele pede a colaboração dos motoristas, já que as obras continuam, e explica que como a zona da duplicação é urbana, uma série de interferências acabam acontecendo, por isso a importância da atenção redobrada.
Casa salienta que a missão do Dnit é gerar benefícios em forma de obras nas rodovias, e relembra que o projeto do Contorno foi pensado e construído por profissionais da região. “Quem conhece Pelotas sabe a diferença, sabe o que era e o que está, mesmo não estando pronto”, falou. Sobre a conclusão, a expectativa é que entre o meio e fim de 2021 toda a via esteja duplicada e liberada. Para este ano, já existe um montante de recursos de cerca de R$ 28 milhões que está sendo utilizado nas obras. O desejo, segundo o responsável, é que no segundo semestre se consiga um acréscimo. Desse modo, será possível trabalhar com calma e tentar antecipar a entrega. Há sete anos, quando as obras se iniciaram, o investimento era de R$ 869,9 milhões, com término previsto para 2015. Em 2018, outros R$ 11 milhões foram liberados pelo governo federal para dar prosseguimento. Quando for entregue integralmente, a duplicação do contorno de Pelotas terá 11 viadutos e três pontes, que vão evitar que os veículos que circulam pela rodovia e internamente na cidade se cruzem.
O que mudou?
As alterações começam na intersecção da BR-116 com a avenida Cidade de Lisboa. Quem se desloca no sentido Porto Alegre-Jaguarão será desviado para a rua lateral à direita após este entroncamento. Quem vai a Rio Grande deve acessar o viaduto da Oderich à esquerda. Usuários no sentido Jaguarão-Porto Alegre seguem fazendo os mesmos movimentos pela pista existente, somente sendo direcionados para a BR-392 por uma alça à direita caso tenham como destino Rio Grande. Quem vai de Rio Grande para Porto Alegre fará o mesmo trajeto, enquanto que quem vier neste sentido com destino à Jaguarão deverá utilizar o viaduto. Outro cruzamento que será modificado é o que dá acesso ao campus Capão do Leão da UFPel pela BR-392. O Dnit salienta que será liberado neste momento somente o viaduto construído sobre a pista nova, o qual irá operar de forma definitiva em sentido único para quem trafegar de Jaguarão para Rio Grande. Motoristas que vierem de Jaguarão em direção a Rio Grande e tiverem como destino a universidade ou a avenida Duque de Caxias deverão sair à direita pela rua lateral sem utilizar o viaduto. Usuários que trafegarem de Rio Grande ou da avenida Duque de Caxias com destino a Capão do Leão deverão utilizar a rotatória localizada embaixo do viaduto. Quem sair da avenida Duque de Caxias para Rio Grande também cruzará pela parte inferior da elevada, acessando a rua lateral à esquerda.
As obras na BR-116
O Dnit informou que todos os lotes estão em obras e a expectativa é concluir toda a duplicação em 2021. Atualmente, 74 quilômetros de pista duplicada já estão em operação. As liberações dos trechos se iniciaram em agosto de 2019 com a inauguração de 47 quilômetros nos municípios de Pelotas (19,65 km), São Lourenço do Sul (12,25 km) e Camaquã (15,1 km). Em março deste ano foram concluídos mais 22 quilômetros de pista duplicada em Turuçu (7,7 km), São Lourenço do Sul (5,1 km) e Cristal (9,2 km). Em abril, o Dnit inaugurou mais cinco quilômetros em Barra do Ribeiro.
O percentual de conclusão em cada lote
(medição feita em março/2020)
Lotes 1 e 2 (Guaíba e Barra do Ribeiro; Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro e Tapes): km 300 ao km 325 e km 325 ao km 351 - Exército Brasileiro - 65% executado
Lote 3 (Sentinela do Sul Tapes): km 351 ao km 373 - Construtora Ivaí - 72,38% executado
Lote 4 (Tapes, Arambaré e Camaquã): km 373 ao km 397 - Consórcio Trier - 90,59% executado
Lote 5 (Camaquã e Cristal): km 397 ao km 422 - Construtora Brasília-Guaíba - 48,84% executado
Lote 6 (Cristal e São Lourenço do Sul): km 422 ao km 448 - Construtora Pelotense - 65,65% executado
Lote 7 (São Lourenço do Sul): km 448 ao km 470 - Construtora Sultepa - 72,06% executado
Lote 8 (São Lourenço do Sul e Turuçu): km 470 ao km 489 - Construtora SBS - 83,53% executado
Lote 9 (Turuçu) : km 489 ao km 511 - Construtora MAC - 86,97% executado
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